#myPhone

Exatamente a 10 anos, na cidade de Porto Alegre, quatro jovens estudantes resolveram colocar em prática o sonho de uma banda de rock. Lucas, Vavo, Cuper e Leandro fundaram o Democratas, um conjunto criado para se apresentarem nos famosos festivais internos dos colégios brasileiros. Desde estão, o grupo só cresceu. Em 2001, o Democrata transformou-se na Fresno.

(Fonte: Fotolog Oficial - http://www.fotolog.com.br/fresnorock/41570494 )

A história começa com uma demo que nunca foi lançada: O Acaso do Erro (2001) contém 6 faixas, gravadas bem simploriamente, dignas de uma demo clássica. Na minha modéstia opinião, existem músicas sensacionais nesse trabalho, como “Seu namorado é um idiota” e “A Sete Palmos do chão”, músicas que mereciam uma regravação com toda a certeza. O próprio nome das músicas mostra o lado mais triste/pra baixo/deprê das composições, também ilustrada em outras faixas como “Mundo injusto” e “Se algum dia eu não acordar”. Porém, apenas com o Quarto dos Livros (2003), a banda mudou-se para São Paulo e o lançou oficialmente em um show no Hangar 110. Logo, a banda começou a ser conhecida no meio underground. Como ouvinte da banda, este CD compete com o Ciano em ser  o melhor da banda e tenho a felicidade de tê-lo. Todas as músicas são boas. Duas são essenciais de se conhecer: “Mais um Soldado” e “1 eu sem 1 você”. Neste trabalho, há uma regravação de “Se algum dia eu não acordar”, demonstrando a importância dessa música.

Logo, as coisas aconteceram. Outro CD, o Ciano (2006) foi o estopim do sucesso para o publico. Existem músicas antológicas, como “Cada poça dessa rua tem um pouco de minhas lágrimas” e “A Resposta”, além de regravações de outros CD’s, como “Sono Profundo”, “Teu Semblante” e “Stonehenge”. Em seguida, veio a gravação de um CD da MTV com outras bandas, a entrada do baixista Tavares para o quarteto e, em 2008, o novo CD Redenção, já pela Arsenal Music, foi gravado. No mesmo momento, o baterista Cuper deu lugar a Bell.

(Foto: Luringa)

Essa pequena história da banda mostra o longo caminho percorrido pelas bandas da cena underground que sonham em conquistar um publico, conseguir fazer o seu som chegar a todos os locais, mantendo o rock como foco do trabalho. É notável a presença constante do rock nas músicas do grupo. Claro que existem as músicas ditas “mais calmas”, porém, todas possuem o toque do ritmo rockeiro. Abusando do seu talento como piano, Lucas o utiliza muito, fazendo uma grande apresentação quando senta no banco para tocá-lo. Um exemplo claro disso é na música “Alguém que te faz sorrir”

Para esse ano, a banda vai lançar seu quinto álbum, chamado de Revanche. Vavo, o guitarrista, disse em entrevista para a Rede Record que o trabalho “vai reforçar o lado rock da banda”. As gravações estão acontecendo esta semana no estúdio Midas. Ao longo dos shows do ano passada, a banda deu prévias de 2 músicas: “Revanche” e “Você vai chover”. A primeira, bem rock, com as guitarras bem fortes, solos e muita pegada mesmo. A segunda, pelo vídeo divulgado, parece ser mais no estilo piano, na levada de “Alguém que te faz sorrir”. Mas nada de certo. Vai que teremos surpresas.

Aguardamos ansiosamente pelo lançamento do novo CD que promete ser o melhor da banda. Se a pegada se mantiver a mesma, a qualidade musical aliada ao dom da rapaziada, com certeza a galera vai gostar demais. O mais extraordinário na Fresno, como fã, são as letras, fugindo completamente do normal, do básico e do banal. Isso que faz da Fresno a Fresno. E isso, tenho certeza, não vai se perder nesse novo trabalho.

Setlist provisório do “Revanche”  (Fonte: Twitter Oficial Fresno)



 
Anúncios

~ por Pedro A. Chavedar em 01/02/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: